13.10.09

Degustando Serra Negra

Embora Serra Negra seja um município pequeno, a variedade de bares e restaurantes de lá é considerável. E o passeio até lá, que já é maravilhoso, fica literalmente mais gostoso.
Nesse feriado demos a sorte de aproveitar o primeiro Festival Gastronômico de Serra Negra, que está acontecendo desde o começo desse mês e vai até dia 03 de novembro. Quase todos os lugares estão participando.
Logo que chegamos, no sábado, almoçamos no Bar da Galinha, que fica na subida para a Serra Negra. O prato de lá é a galinha guisada com pirão (primeira foto). O almoço até estava gostoso, mas achei caro para a quantidade. Há melhores opções...

O Mirante Bar e Restaurante participa do festival com um cupim na pressão acompanhado de purê de batata doce, arroz e farofa de cenoura (segunda foto). Estava tudo uma delícia, mesmo eu não sendo fã de comida adocicada. O único problema foi a demora, principalmente para mim, que tinha acabado de fazer uma trilha e tava morrendo de fome. Uma vantagem do Mirante é que é um dos poucos lugares na Serra Negra - se não for o único - que aceita cartão (Visa).


Outro prato do festival que comemos foi o bode ao molho de cerveja preta, lá no Restaurante Sabor da Serra. A dona, Nalva, é um amor, super prestativa e faz um suco de graviola delicioso. Peça também pra provar do requeijão caseiro que ela prepara. Vale a pena! E o preço lá também é ótimo. Tem opções de PF por R$ 6.
O jantar da gente foi sempre lá. Chegamos perguntando se tinha jantar e tudo o que Nalva respondia era: "posso fazer". "Tem Suco?" "Posso fazer". "Sai sanduíche?", "posso fazer". E fez. E eu já estou com saudade da comida dela.

Um lugar que não dá pra deixar de conhecer é o Bar da Serra. Não digo pela comida, que não chegamos a provar, mas pela companhia agradabilíssima de Seu Francisquinho.
A gente estava passeando e resolveu provar do refrigerante Rochedo de Tutti-frutti (terceira foto), pra aproveitar essas coisas que não têm por aqui (é meio esquisito. Você fica arrotando "chiclete" o resto do dia, mas até que não é muito ruim não). Foi aí que conhecemos o Bar da Serra e seu dono. Ele foi procurar o refrigerante, demorou a achar, e trouxe pra gente geladinho. Sentou na mesa e começou a contar causos, daqueles que só quem mora em interior sabe contar. "Eu sento aqui com você como sentaria com o presidente da república, porque nós sumo tudo igual". Uma figura!

Agora, além de todas essas opções, não deixe de comer muita laranja cravo tirada do pé, jaboticaba, jaca, caju, abacaxi, manga e outras frutas, se estiver na época. E se der uma passadinha pelo Sítio da Pedra Solta, prove do doce de goiaba com banana e dos licores de laranja cravo e jaboticaba feitos por Dona da Paz. Difícil vai ser sair de lá. A gente quase não saía. E na volta, já descendo a serra, vale dar uma paradinha no quiosque Pais e Filhos para tomar um caldo de cana - com direito a gelo de caldo de cana - e comprar uns bombons de quebra-queixo para adoçar a viagem.