31.7.12

Passeando na Itália :: um bate-volta de Roma a Pompéia, com uma parada para a pizza napoletana

Sábado, 05 de maio de 2012

No ano de 79 d.c, a cidade de Pompéia foi devastada por uma chuva de cinzas, consequente da erupção do vulcão Vesúvio. Mil e seiscentos anos depois, a cidade adormecida foi redescoberta, com uma conservação de impressionar! As cinzas e lamas protegeram as construções e os corpos dos moradores da época ganharam formas de gesso exatamente da maneira como morreram. A partir da redescoberta de Pompeii, o local tornou-se ponto de intensas escavações e, hoje, é um dos sítios arqueológicos e pontos turísticos mais procurados da Itália.

Pompéia, a Cidade Eterna
Se você tem muito tempo em Roma, vale gastar um dia da sua viagem para conhecer Pompéia. Quando estávamos fazendo o nosso roteiro, nossas pesquisas, descobrimos esse passeio e logo o inserimos na programação.

O ideal é você pegar um trem bem cedo, para dar tempo de fazer tudo (visitar todo o sítio histórico, que é gigantesco, e parar em Nápoles na volta para uma verdadeira pizza napoletana). Compramos a passagem  de ida (22 EUR cada) para o trem das 7h39 e foi uma confusão! A gente já tinha percebido o quanto Roma é desorganizada e esse dia foi só mais uma prova disso. Primeiro, as passagens que pedimos com lugares juntos não vieram dessa forma - os lugares mudam de acordo com o tipo de trem. A sorte é que tinha lugar vago do meu lado. Quando chegamos à Estação Termini - de onde sairia e como estava impresso no bilhete - não vimos o nosso trem no painel. Conseguimos a informação de que o trem sairia de outra estação e já estava quase na hora! Corremos feito loucos, pegamos um metrô - no próprio Termini - e conseguimos chegar ao local de partida. Só que ninguém sabia de que plataforma o trem ia sair. Enfim, ainda esperamos cerca de uma hora. Ufa! Alerta: lembre-se de validar seu ticket antes de entrar no trem! ;)

Chegamos na Estação Central de Nápoles e seguimos para a estação Circumvesiana - siga as placas. Lá, compramos o bilhete UNICO Giornaliero (4,50 EUR cada), que dá direito a ida e volta a Pompéia. O trem é lotadíssimo de turistas e é bem detonado, parece um metrô velho. Conseguimos uma posição estratégica, entramos correndo e garantimos o nosso lugar sentados. Ainda bem! Fique atento para pegar o trem em direção à estação Sorrento. Teve turista entrando no primeiro trem que chegou e tendo que pular de volta para a plataforma quando as portas já estavam fechando.

Estação em Pompéia
Há diversas paradas com o nome "Pompei", mas a certa é a Pompei Scavi. Quando descer, você vai ver um bocado de gente vendendo ingressos, audioguia, mas o melhor é comprar na entrada do parque mesmo (11 EUR cada). Todo mundo compra ainda na estação e a fila lá é enorme. Preferimos não comprar o audioguia e ficamos só com o folheto. De vez em quando a gente ficava perto de algum grupo para tentar escutar alguma explicação. :D

O lugar é enorme, então é preciso focar, não dá pra entrar em tudo. Andamos horas e horas por lá. O que achei mais legal foram os anfiteatros da época, gigantescos. Fiquei imaginando como seriam as encenações e os sacrifícios de animais praticados ali. Ver as casas da época, as termas, é tudo incrível. Você nota a diferença das casas mais ricas. Quase todas têm jardins no meio, pinturas e são bem grandes. É pra se perder por lá e botar a imaginação pra funcionar (confesso que acho que ficaria mais fácil fazer isso se estivéssemos com o audioguia). :P

Basílica

Dicas para o passeio: leve um lanchinho na bolsa e faça um pic nic por lá. Há diversos locais para isso. Nós não fizemos e nos arrependemos. Além de não ser barato comer no parque, a comida não é lá essas coisas e o atendimento foi péssimo. E outra: não deixe faltar água! Você anda bastante e pode pegar um sol de lascar. Por falar nisso, mais uma dica: vá com uma roupa leve. Eu estava com uma legging, uma blusa, vestido, casaco e cachecol e me desmontei toda quando cheguei por lá - ainda bem que tive essa possibilidade.

Anfiteatro

Em frente ao maior anfiteatro

Petrificado!

Pinturas em uma das casas da elite

Pegamos o trem de volta a Napoli Centrale. Aproveitamos que estávamos lá e resolvemos ir em busca de matar a fome na famosa Pizzeria Da Michele (a mesma do filme Comer, Rezar e Amar). Depois de andar e pedir informações a algumas pessoas no meio da rua, nos deparamos com ela. Um lugarzinho simples, pequeno, mas com uma pizza FANTÁSTICA! Mamma Mia, que negócio bom! Comemos tanto que ficamos cheios até a alma! Também pudera: na Itália a pizza individual é do tamanho de uma média, por aqui. Fizemos jus ao sacrifício, depois de tanto andar, e comemos to-di-nha! E olhe que pedimos com doppia mozzarella (ai como eu queria uma agora, com um copão de coca-cola)! Huuuumm. Ah, um detalhe! Não esqueça de deixar a gorjeta. Se você não fizer isso vai ver a cara feia dos garçons, que não terão problema em lhe pedir que deixe uns euros para eles.

Terminando em pizza
Voltamos à estação (por um caminho estranho, com pessoas meio mal encaradas, por sinal) e pegamos o trem de volta a Roma (Estação Termini). Dormimos todo o caminho, mortos do passeio. Nos arrastamos para o hostel e desabamos para mais sono e descanso. Ainda tinha muito passeio pela frente.

Guia da Itália
Compra aqui o seu guia

4 Pitacos:

Olá, Camila. Qual o hostel que vc ficou? Você recomenda?É possivel ficar 4 semanas no mesmo hostel?
Oi, Olga!
Olha, fiquei no Hostel Freedom Traveler, em Roma, num quarto suíte, que não ficava no mesmo prédio que a recepção. Eu gostei porque parecia que a gente estava em um apartamento, tínhamos total liberdade pra sair e voltar, pois a chave ficava sempre com a gente. O quarto era legal, tinha limpeza todos e dias e tal. Agora, o hostel fica perto da Estação Termini, o que tem pontos positivos e negativos. O bom é que é bem central e da estação você pega transporte para todo lugar. Além disso, a estação tem lanchonetes e restaurantes, supermercado e um mini shopping no subsolo, o que também é legal. Por outro lado, essa região não é muito bonita e eu me senti insegura nos primeiros dias. Mas depois me acostumei e achei válido ter me hospedado por lá. Fiz a reserva pelo Hostel World e foi tudo certinho.
Olha o link do hostel: http://www.freedom-traveller.it/
;)
Camila, quero fazer este bate e volta mas n estou encontrando o trem. O unico que vi é o raileuro mas chega em Pompéia bem tarde e sai cedo. Qual trem pegou?
Olá! A gente comprou a passagem lá mesmo, um dia antes, à noite. Não tem passagem direto para Pompéia. Você compra para Nápoles e, de lá, pega um outro trem, mais velhinho, para Pompéia, como tá descrito no texto. Mas não precisa comprar com antecedência, deixa pra comprar lá mesmo, na Estação Termini! ;)