20.8.12

Passeando em Florença :: Palácio Pitti, Giardino di Boboli e um monte de coisas lindas

Quinta-feira, 10 de maio de 2012

Esse foi mais um lindo dia em Florença. Aliás, acho que naquela cidade não há momento que não seja lindo. Ai, como eu queria poder estar lá de novo. Bom, mas como não posso, vamos relembrar, neh?!

O destino principal do dia foi o Palácio Pitti, uma construção renascentista gigantesca, que fica logo depois que atravessamos a Ponte Vecchio, para a margem direita do Rio Arno. A construção teve início no século XV e no século seguinte foi comprada pela família Médici, que a tornou morada de grandes duques da Toscana. Durante alguns anos, no século XIX, também moraram por lá alguns reis da Itália.

Palácio Pitti
O palácio é enorme e aberto para visitação. Lá funcionam seis museus: Galeria de Arte Moderna, Galeria Palatina e Apartamentos Reais, Galeria do Traje (Galleria del Costume), Museu da Prata (Museo degli Argenti), Museu da Porcelana e o Museu dos Coches, além do Giardino di Boboli, um jardim absurdamente lindo e de onde você não tem vontade de sair nunca mais. Com o Firenze Card está tudo incluso. ;)

Nem preciso dizer que vale demais conhecer um lugar desses, né?! Além da construção em si já ser linda, com aquele ar de castelo medieval de filme, os museus são bem interessantes, embora eu já estivesse meio de saco cheio de museu. Mas ver os quartos da época, as roupas, louças, pratas, carruagens... é incrível, só indo. Andamos bastante lá por dentro, saímos, tomamos um gelato, voltamos, vimos mais coisas e saímos de novo para comprarmos umas besteirinhas em um mercadinho na frente do palácio para fazermos um pic nic obrigatório no Giardino di Boboli.

Giardino di Boboli

Giardino di Boboli

Giardino di Boboli :: Palácio Pitti
O lugar é lindo, verde por todo lado, com inúmeras pracinhas, fontes e estátuas. Lá em cima, ao lado do Museu da Porcelana, tem um jardim só de rosas! É pra se perder lá por dentro e passear o dia inteiro. Sentamos, comemos, namoramos e ficamos ali um tempo, apreciando a vista, descansando e curtindo aquela cidade.

Morta, recarregando as energias com o piquenique

Florença, Palácio Pitti, Giardino di Boboli e eu

Jardim de Rosas e Museu da Porcelana

Esculturas de todos os estilos pelo jardim

Depois do passeio, fomos em busca de um mercado de pulgas que disseram ser bem legal. O lugar, se comparado a todos os outros em Florença, não é tão central e também só tem graça se você gostar de bugigangas antigas. Nada demais. :P

Bom, a essa altura a fome já batia e eu queria qualquer coisa que não fosse comida italiana. Mas como na Itália fica difícil fugir disso (se nem Roma é cosmopolita, imagine Florença), optamos por almoçar num lugarzinho que funciona dentro de uma mercearia. Ótima escolha! Os donos são dois fofos, nos atenderam com muito carinho e a sensação foi de estar dentro "de casa de vó". Adorei! E o preço ainda foi bem legal: 12 EUR o menu completo. Fica a dica: se for a Florença, passe no La Padellacia! ;)

Boa escolha!
Resolvemos andar mais pela cidade. Fomos até a beira do Rio Arno, gastamos um tempo por lá jogando conversa fora e tirando fotos e voltamos por uma rua bem badalada, cheia de bares e restaurantes e com muita gente. Por lá é comum os bares oferecerem um buffet para quem compra a bebida: você só paga pelo drink e tem direito a comer dos quitutes da mesa. Bem que podia ser assim por aqui também.

Piazza della Repubblica

Rio Arno e Ponte Vecchio
Quando já estávamos voltando para o hostel, umas 22h, escutamos uma música e entramos no prédio de onde ela parecia vir. Surpresa agradável! Estávamos na biblioteca pública da cidade e lá estava tendo um show de uma banda jovem bem legal. Tão boa que até tocaram bossa nova! Confesso que bateu uma saudade grande do Brasil. Chega cantei alto para todo mundo saber que eu era brasileira. :D

Entrada da Biblioteca Pública
De dentro da Biblioteca Pública
Voltamos ao hostel ainda mais encantados com a cidade e torcendo para que os próximos dias demorassem muito a passar.