16.1.13

Eu fui! Dicas e roteiro de Curitiba

Minha amiga linda e querida, a jornalista Eliza Brito, viajou a Curitiba e me mandou suas dicas e roteiro na cidade. Confiram!

Imagens :: Daniel Leal

Não esperava tanto de Curitiba. Tirei o recesso de final de ano na época do Natal, mas precisava comemorar meu aniversário com os amigos queridos e passar a noite de Natal com a família querida, então, dia 25, peguei as malas e fui com o namorado querido passar cinco dias por lá. Foram cinco dias de muitos passeios, comilanças e boas surpresas.

Parque Tanguá
Curitiba é uma cidade preparada para o turismo. Além das calçadas e dos calçadões preservados, o transporte público é de excelente qualidade. Os parques, um dos pontos fortes da capital paranaense, são extremamente bem cuidados e as cidadezinhas de Morretes e Antonia, bem próximas à capital, nos fazem pensar que o tempo parou.

Museu de Oscar Niemeyer
Vale pegar a linha turística, que passa pelos 25 principais pontos turísticos de Curitiba, e escolher os que merecem uma visita mais prolongada. Eu amei o Jardim Botânico, o Teatro Ópera de Arame, o Parque Tanguá, o Memorial Ucraniano, o setor histórico, o bairro italiano de Santa Felicidade e, principalmente, o Museu de Oscar Niemeyer. O lugar é simplesmente incrível! Meu namorado preferiu o passeio público e a visita aos estádios de futebol, destaque para o Couto Pereira que oferece um tour histórico que até um leigo no esporte, como eu, termina achando interessante.

Barreado
Se estiver na cidade no domingo, visite a feirinha do Largo da Ordem que, de feirinha, só tem o nome. Prepare as canelas! No mais, não deixe de tomar um chope no Bar do Alemão, em pleno centro histórico, de comer um barreado, na cidade de Morretes, e de caminhar bastante, porque, ao contrário do que acontece em muitas capitais brasileiras, por lá você vai se sentir seguro e respeitado.