16.6.13

Passeando na Cidade do México :: Templo Mayor, Catedral Metropolitana, Palácio Nacional, Mercado de Artesanías de La Cuidadela

Quarta-feira, 03 de abril de 2013

Depois de um dia perdido por causa da Maldição de Montezuma, conseguimos levantar, embora ainda fracos, e curtir mais um dia de viagem (à base de muita água, Gatorade e floratil). :P Como estávamos nesse estado, resolvemos dedicar a manhã para fazer os passeios do centro, que ficavam todos bem pertinho do hostel. Qualquer coisa a gente corria para lá...

O primeiro passeio foi à Catedral Metropolitana. Ela é bem bonita e vale dar uma entradinha para fotos. Não paga nada. Depois disso, fomos ali do lado, ao Templo Mayor. Esse é bem legal! A Cidade do México foi construída toda em cima da antiga Tenochtitlán e tudo destruído. Em 1978, uma pedra redonda foi achada, o que deu início às escavações. A partir daí, foram descobertas as ruínas de uma pirâmide dupla, onde eram realizadas importantes cerimônias religiosas. É bom ir no comecinho da manhã para ver os detalhes direitinho.
Anote: entrada no Templo Mayor: MXN 54 por pessoa = R$ 8,64.

Entrada da Catedral

Catedral Metropolitana


A cobra protegia a entrada das pirâmides

Ruínas do Templo Mayor

Caveiras no museu do Templo Mayor

Outro passeio obrigatório que incluímos no nosso roteiro foi a visita ao grandioso Palácio Nacional. Este também tem entrada franca, só não esqueça de levar um documento com foto. É lá que ficam os famosos murais de Diego Rivera, lindos de se ver! Atrás também tem um jardinzinho bem legal, dá para descansar um pouquinho.

Depois do almoço, pegamos o metrô para a estação Balderas, que fica próxima ao Mercado de Artesanías de la Ciudadela, lugar que eu, que adoro uma feira, estava louca para conhecer. Confesso que me decepcionei um pouquinho com os preços, pois li em vários lugares que lá era tudo muito mais barato, mas nem achei. No Mercado de Xochimilco, por exemplo, havia coisas com preços bem melhores. Mas enfim, de todo jeito é um mercado obrigatório para quem visita a cidade. É lá que tem a maior variedade de artesanato mexicano e você vai ficar looouca para levar tudo para casa.
Dica: leve dinheiro em espécie. Assim fica muito mais fácil conseguir preços mais baixos. E não esqueça: pechinche sempre! ;)

Voltamos andando e jantamos na Casa dos Azulejos, um casarão lindo do século XVI onde funciona um restaurante bom - pena eu não ter acertado no pedido. :P

Escadaria e murais de Diego Rivera
Pátio do Palácio Nacional
Jardim do palácio
Entrada do Mercado de Artesanias de la Ciudadela

Artesanias mexicanas

Casa dos Azulejos

Já de barriga cheia, resolvemos ir ao Palácio de Bellas Artes, onde ficamos sabendo que teria uma apresentação do Balé Folclórico do México. Já era quase a hora do espetáculo, mas ainda tinha ingressos à venda. Não foi barato, mas a gente não podia perder a oportunidade de assistir a um show desses, ainda mais num lugar lindo como aquele. Sentamos láááá em cima, bem longe. Quando começou, senti meu corpo arrepiar a cada dança. Pense num dinheiro bem empregado! Eu amei muito, me apaixonei ainda mais por aquele país! Parecia uma criança batendo palmas e dando pulinhos na cadeira, vibrando com tantas colores.
Anote: ingresso para o Balé Folclórico do México: MXN 300 por pessoa = R$ 50

Voltamos já tarde para o hostel, as lojas e restaurantes já estavam todos fechados, mas ainda havia muita gente na rua. E muita segurança também! Definitivamente, passear na Cidade do México é uma delícia, seja qual for a hora (pelo menos ali no centro). Fui dormir feliz da vida! Dia merecido.



Guia da Cidade do México
Compre aqui o seu guia