23.9.13

As águas gélidas do Chile

Por Eliza Brito

As praias do Chile são geladas, afinal, estamos falando do oceano pacífico. Conheci, ainda com doze anos de idade, as águas gélidas de lá e, a única coisa que lembrava bem do Chile, eram das pedras e do mar azul marinho. Viña del Mar é exatamente o que tinha ficado na memória: uma cidadezinha praieira, fofa e aconchegante. Por lá, vale tirar a foto básica no relógio de flores, outra com o moai da Ilha de Páscoa e aproveitar as praias.

Moai :: Viña del Mar
Playa Acapulco :: Viña del Mar
Valparaíso é uma caótica cidade portuária. Fiquei realmente triste por não ter entrado na casa de Neruda de lá, a La Sebastiana. Fui com pacote comprado no Brasil e o passeio foi muito corrido. Teria ficado mais tempo na cidade. Mas o melhor turismo de praia que pude vivenciar no Chile foi a visita a Isla Negra.
Localizada mais ao sul de Valparaíso, Isla Negra é uma cidadezinha litorânea onde fica a casa mais incrível de Pablo Neruda. Se eu já era apaixonada pelo escritor desde que assisti ao filme “O carteiro e o poeta”, ainda criança, essa visita consolidou o meu amor por Neruda. Inclusive, é a casa de Isla Negra que baseou a do filme. Por lá, além da vista deslumbrante do pacífico, o visitante conhece as maiores coleções do poeta, que está enterrado ali com a última esposa, Matilde Urrutia.

Casa de Neruda :: Isla Negra

La Sebastiana :: Valparaíso


Muita gente me desaconselhou a fazer os passeios litorâneos porque minha viagem foi no inverno, mas eu adorei as visitas e me arrependi de não ter reservado mais tempo para elas. Em minha opinião, os lugares merecem a atenção do visitante, independentemente da época do ano.


Guia do Chile
Compre seu guia aqui