18.9.13

Um rapel cheio de gritos na Lagoa Azul


Imagens: Vértice Aventura

Eu tenho em mim certo espírito aventureiro, embora me ache beeeem medrosa para algumas coisas. Essa vontade de fazer coisas radicais é muito por conta do meu pai, que desde sempre fez asa delta, pulou de paraquedas e sempre arranjava um motivo para liberar adrenalina. Aí como o pai é a figura heroi da gente, eu achava o máximo todas as suas histórias e acabei ficando com vontade de experimentar um bocado de coisa.

Semana passada surgiu uma pauta: rapel. Eu já tinha feito um rapel urbano uma vez (olha aqui) e tinha A-DO-RA-DO, embora tivesse tido muito, mas muuuuito medo. Fiquei feliz da vida com a notícia e, no último sábado, fomos simbora para a Lagoa Azul, em Jaboatão dos Guararapes.

A pedra onde é feito o rapel tem 50 metros de altura. Nada mal, hein?! Eu, mais uma vez, fiquei com aquele friozinho na barriga, principalmente quando subi e vi a cidade toda lá de cima. À medida que fui colocando os equipamentos o frio foi aumentando...



A parte inicial do rapel é a pior. Dá muito medo aqueles passinhos lentos para trás, tentando entender onde se está pisando. Aliado a isso, você começa a ter que controlar seu corpo, jogando o peso para trás e se equilibrando como dá naquela altura. A sensação é de morte, mas você sabe que isso não tem como acontecer e é aí o lado bom da coisa.

Depois de passada essa primeira parte, você relaxa, começa a curtir o caminho e a querer que aquela pedra fosse ainda mais alta, para render mais o passeio. E isso tudo tem um sentido ainda maior: confiança, poder, coragem - apesar dos gritos que me deixaram rouca por três dias. :P






Eu indico de verdade a todo mundo, até aos mais medrosos (né Érika?!). Sentir um medo gigante e no fim saber que você encarou e conseguiu superar aquilo é muito bom.

Se você quer se aventurar e ter essa experiência, procura o pessoal da Vértice Aventura. Eles são ótimos e fazem rapel em vários locais do nosso estado. E os instrutores são muito pacientes! Depois de tanto grito, fiquei com pena deles, coitados. Eu espero que estejam acostumados... :D Lá no facebook deles tem a agenda do mês. É só escolher o local e a data que quer e agendar. Os passeios variam de R$ 70 a R$ 120.

Dicas: Use um tênis que não escorregue. Você vai ter ainda mais medo se não se sentir seguro descendo na pedra; 
Vá com uma roupa confortável, de preferência dessas de academia e com roupa de banho por baixo. O rapel da Lagoa Azul termina na água, num banho delicioso. Não esquece de levar outra roupa para trocar; 
Lá não tem estrutura nenhuma de lanchonete, por isso leve seu lanchinho ou coma antes de ir, ok?! 

Desejo a todos um bom rapel, com gritos ainda mais altos que os meus.
;)