18.12.13

O Natal Luz de Gramado

Quando eu era pequena me lembro que me contaram sobre o Natal Luz de Gramado e eu fiquei imaginando como deveria ser lindo ir para uma cidade cheia de luz de Natal e figuras do Papai Noel por todo o lado. Eu adoro essas coisas de enfeitar, entrar no clima e fiquei curiosa desde então para conhecer o maior evento de Natal do nosso país. Depois de "velha" a vontade diminuiu -ou terá sido o bolso que falou mais alto?-, mas não foi embora. Este ano, sem muita programação, e eu e o marido fomos conhecer esse pedacinho cheio de luz do Sul do Brasil.

O Natal Luz é mesmo lindo, até porque a beleza da cidade ajuda e muito! Casinhas em estilo alemão por todo lado, hortênsias que teimavam em chamar nossa atenção e mais um monte de luz e enfeite de Natal para me encher de alegria. As ruas e praças do centro ganham uma decoração linda e, claro, todos os estabelecimentos entram na onda e se enfeitam para deixar a cidade ainda mais bela e iluminada. As avenidas Borges de Medeiros e das Hortênsias ficam lotadas de turistas loucos para tirar foto a cada esquina. E eu, claro, era uma delas.

Exposição das renas decoradas
Rua Coberta
Durante o Natal Luz, que este ano começou oficialmente dia 01 de novembro e vai até 12 de janeiro, vários espetáculos são oferecidos ao público, alguns pagos, outros for free. Para conseguir ingresso, é preciso muita antecedência, ou então vai ficar como um monte de gente que vimos por lá doidos para assistir a um e tendo que deixar nome numa lista de espera enorme, pagando bem mais caro. Ainda bem que somos prevenidos e já tínhamos comprado meses antes, junto com passagem e hospedagem. O mais famoso e voltado para adultos é o Nativitaten, mas há também o Natalis, Grande Desfile de Natal, Fantástica Fábrica de Natal e Au Au, uma Aventura de Natal.

Assistimos ao Nativitaten, uma ópera a céu aberto que acontece no Lago Joaquina Rita Bier. Eu nem sou louca por ópera, mas o show é realmente lindo. Águas dançantes, muitas luzes, música e fogos de artifício o tempo todo. Eles também distribuem uma vela pra cada espectador que é usada no fim do espetáculo. Um fim liiindo, diga-se de passagem, e que não vou contar, claro. Quando chegamos por lá, vimos que há alguns espacinhos do lado de fora, de onde é possível ver sem pagar nada. Mas claro que se for fazer isso vá beeem cedo para pegar lugar porque é bem disputado. Conseguimos ver o espetáculo Natalis assim, o que foi ótimo, porque eu não pagaria para vê-lo. :P
Dica: muito cuidado com essa vela do Nativitaten. Eu quase queimei a senhora da minha frente porque deixei cair acesa! Ainda bem que bateu na minha mão e apagou antes de bater na mulher. Ufa!

Nativitaten
Nativitaten
Durante o dia também tem programação! Às 15h, na Av. Borges de Medeiros, acontece a Parada de Natal, com carros alegóricos e o Papai Noel com seus coleguinhas. Também à tarde, em vários horários, a Rua Coberta é palco de várias apresentações. Se quiser assistir sentado, já sabe, né?! Às 21h, todos os dias, em frente à Igreja de São Pedro, é hora do acendimento das luzes. Eu confesso que achei que fosse ser um espetáculo mais bonito, com mais suspense e emoção, mas as luzes acendem que você nem percebe direito. Acho que estão precisando cuidar melhor desse momento, hein?!

Outro espetáculo que está acontecendo por lá e não faz parte da programação oficial do Natal Luz é o Korvatunturi. No último dia, vimos que era a atração mais bem classificada por lá pelo Trip Adivisor, ficamos curiosos e demos sorte de conseguir ingresso. E ainda pegamos lugar na primeira fila! Arrasamos na despedida, vale muito a pena!
Parada de Natal
Espetáculo Korvatunturi
Além disso tudo ainda tem a Vila de Natal, uma espécie de pracinha natalina com várias barraquinhas vendendo enfeites e coisas temáticas e onde também acontecem apresentações; a Vila do Papai Noel, que funciona o ano todo e onde eu voltei a ser criança e a acreditar por um momento na existência do bom velhinho; o Tour de Natal, um ônibus antigo que leva, de graça, os turistas aos principais pontos do evento, e mais um bocado de coisa. Para saber mais é só vir aqui, oh!

Entrada da Vila de Natal
Vila do Papai Noel
Eu e o bom velhinho
Enfim, Gramado é uma cidade linda que fica ainda mais linda nessa época - e bem mais cara também! Então, se você adora Natal, enfeites, luzes, espetáculos, vale se programar para conhecer esse evento e, de quebra, passear bastante por aquelas bandas. ;)

Árvores ao longo da Avenida Borges de Medeiros

Compre o seu guia aqui