30.1.14

Um final de semana no Litoral Sul da Paraíba

Era um sábado de sol e eu estava em casa sem ter muito o que fazer e com uma virose que me impossibilitava de ir à praia. Aliás, as últimas tentativas de pegar um sol e tomar um banho de mar tinham sido frustradas. No auge de uma crise de abstinência praieira, decidi que, boa ou ruim, no outro final de semana eu iria viajar para alguma praia próxima. Fui pra internet e resolvi que iria para o litoral sul da Paraíba, mais especificamente para Carapibus e suas vizinhas. Na outra sexta-feira, no fim da tarde, colocamos as malas no carro e partimos.

Para chegar lá, pegamos a BR 101 e, já na Paraíba, entramos na PB 018. O tempo de viagem, saindo aqui de Recife, pegando o transitozinho chato de Abreu e Lima e chegando lá foi mais ou menos duas horas. Jogamos a mala no quarto da Pousada Anauê e saímos pra pisar na areia, dar uma volta pelo centro de Jacumã - que não oferece muita coisa à noite - e comer uma comidinha gostosa na Peixada do Abílio.

Roda-gigante para animar a night de Jacumã

Jantar no Bar do Abílio

No outro dia cedinho eu levantei com a euforia de um dia de aniversário, ansiosa para ver o sol, com direito a bronzeador e tudo mais - ainda era cedo e eu merecia um bronze! Um tempo depois um casal de amigos queridos chegou para deixar o fim de semana ainda mais feliz!

Mas vamos às praias que visitamos:

Carapibus: essa praia fica entre Jacumã e Tabatinga. Lá há uma parte de mar aberto, mas tem um pontal com corais que formam piscinas naturais beeeem rasinhas. O banho de mar pertinho dos corais é uma delícia. Só não é legal de ir com o mar cheio, porque não há muito espaço para caminhar e tem muitas pedras na areia. No pontal também tem uns barzinhos que ficam lotados.

Praia de Carapibus
Tabatinga: adorei essa praia! Demos uma bela caminhada até chegar na melhor parte, onde o mar é mais calmo e o banho delicioso! Quem prefere banho de água doce também vai adorar porque um rio chega à praia por ali, formando "laguinho".

Imagem :: Internet
Jacumã: essa é a praia mais movimentada, há muita gente e muitos bares na orla, o que deixa tudo meio muvucado. Também há uma "prainha doce" que oferece um banho gostoso.

Coqueirinho: essa praia é uma das mais famosas da região e realmente é bem legal! O mar é aberto e o banho muuito gostoso. Passamos o sábado quase todo por lá. Tem uma estrutura de mesas e cadeiras de praias para alugar por mais ou menos R$ 20, mas você pode fazer como muita gente que leva suas coisinhas, estende a canga na areia e não paga nada por isso - nosso caso. Depois, se bater aquela fome, há uma parte super bem estruturada de bares que oferecem pratos e petiscos deliciosos. Além disso, há também um mirante e um cânion! Ou seja, se estiver por aquelas bandas, pode passar um dia em Coqueirinho que vale a pena.

Vista do Mirante do Coqueirinho


Perdida no Cânion do Coqueirinho
Barra de Gramame: essa foi a experiência frustrada da viagem. Fomos lá num domingo, comecinho da tarde, em pleno janeiro. O estresse já começou para estacionar. Era carro pra todo lado, e olhe que o espaço é bem grande. Depois de muito lutar, chegamos à praia e nos deparamos com milhares de pessoas amontoadas nos bares, na areia, no mar... Além disso, os sons dos carros pareciam disputar quem colocava a música mais alta. Andamos um pouco e achamos um bar que tinha uma mesinha perto do mar e mais longe da barulheira. Acabou que não curtimos a praia. Talvez num dia de semana dê pra aproveitar a estrutura com calma. Parece que tem uma parte com mesinhas dentro do rio e tal, mas não conseguimos nem ver.

Tambaba: infelizmente, não deu para ir a esta praia, que dizem ser a mais bela da região. Na volta pra casa demos uma paradinha lá no mirante e deu pra ver que é bonita e é bonita, mesmo com o tempo ruim! Vai ficar para a próxima.

Espero voltar lá mais vezes, com mais tempo, para conhecer mais lugares.

E depois contar tudo por aqui, claro!