9.4.15

Passeando no Peru: o Vale Sagrado

Imagens: Cecília Sátiro

Ok, chegamos num dos dias mais importantes da viagem. Afinal, o tour ao Vale Sagrado dos Incas foi nosso ponto de partida para chegar em Machu Picchu!

Reservamos o passeio no hostel (S/. 116 com almoço incluso). O tour vai a vários sítios arqueológicos que ficam às margens do Rio Urubamba. Durante o trajeto você vai ficar louco com as paisagens. Prepara a câmera!

Nossa primeira parada foi no Mercado de Artesanato de Awanacancha, que faz parte de um projeto social que ajuda pessoas da região, que vivem dos turistas. Não tinha nada muito diferente por lá e os preços também não eram dos melhores, mas vale dar uma olhada. Meu marido encontrou umas máscaras lindas que fizeram valer a pena a parada.



Seguimos o passeio e paramos no lindo mirante do Vale Sagrado, onde pudemos ver a cordilheira que cerca o Rio Urubamba. Aqui uma história curiosa: dizem que este rio faz o mesmo "caminho" da Via Láctea, só que na Terra, como se fosse um espelho. Por isso os incas acreditavam que aquele lugar era sagrado! Por isso também que muitas vilas que ficam ao longo do percurso do rio recebem nomes de constelações. Achei massa! :D


Bom, seguindo viagem, paramos para conhecer as famosas ruínas de Pisac! O sítio arqueológico ainda mantém as características da antiga cidade inca, com seus locais de moradia, agricultura, cultos religiosos e até um cemitério. Bem legal.



Almoçamos e seguimos rumo a Ollantaytambo, um dos melhores passeios da viagem, na minha opinião. Esse sítio arqueológico vale demais a visita, anote aí! Tudo, claro, construído com a maestria inca de lidar com pedras. Você vai subir uma escadaria enooooooorme (antigos terraços agrícolas). Cansa só de olhar, mas tem que subir! Não tem jeito. O que mais nos chamou a atenção nas explicações da guia Maria foi a imagem talhada na pedra de um Deus - Viracocha, o Mestre dos Mundos, criador de toda a natureza.

Olha ali o Deus de perfl, olhando para João! :D


A gente subiu atééé lá em cima!
Assim como muita gente, nosso destino final foi aí em Ollanta. O tour voltou para Cusco, mas nós já havíamos comprado o trem para Águas Calientes partindo daí, já que é metade do caminho. Fizemos uma horinha passeando na cidade - bem pequenininha, sem muito o que fazer, mas bem agradável - e quando deu a hora, pegamos um tuc tuc para a estação, de onde saiu o nosso trem, às 18h30.

Pelas ruas de Ollantaytambo
Tuc Tuc

Guia do Peru
Compre seu guia aqui