25.5.15

Passeando no Peru: Finalmente... as ruínas de Machu Picchu

Imagens: Cecília Sátiro

Finalmente o dia mais esperado da viagem havia chegado. Quem vai ao Peru, claro, espera ansiosamente pelo dia de conhecer as ruínas de Machu Picchu e ali estávamos nós, chegando em Águas Calientes, para nos prepararmos para o tão esperado passeio.

Em Águas Calientes
Pelas ruas de Águas Calientes
Como falei no post anterior, fizemos o passeio do Vale Sagrado e, ao invés de voltarmos para Cusco, pegamos o trem em Ollantaytambo (última parada do passeio) para Águas Calientes. Chegamos por lá umas 21h (saímos de Ollanta às 19h) e já havia uma pessoa do nosso hostel (Pirwa Hostel) com uma plaquinha na estação para nos receber e nos levar - andando mesmo - até ele. Ah! As passagens de trem foram compradas antes da viagem, pelo site do Peru Rail.


Boleto do trem para Águas Calientes
Tomamos um banho e saímos para jantar e comprar uns lanchinhos para levar a Machu Picchu no dia seguinte (psiu, lá não pode comer, mas todo mundo faz um lanchinho escondido dos guardas. Só não vá deixar lixo por ali, pelamor!). Acordamos bem cedinho, pois queríamos muito ver o sol nascer lá ou, pelo menos, durante o caminho. Quase todo mundo faz isso, tanto que o café da manhã do hostel era servido a partir das 5h. Compramos a passagem do ônibus e finalmente fomos para o tão esperado sítio arqueológico, vendo o sol despontar durante nossa subida. A viagem para Machu Picchu dura uns 20 minutos - você também pode optar por ir pela trilha inca (trekking), mas essa opção só é válida se você for bem disposto e gostar de longas caminhadas, já que o percurso é grandinho e ainda tem a altitude para te deixar sem fôlego.

Sol nascendo a caminho de Machu Picchu
Aqui um lembrete: os ingressos para Macchu Picchu não são vendidos na hora! Você precisa comprá-los em Águas Calientes, Cusco ou diretamente no site oficial. Como não gostamos de arriscar nada - ainda mais em se tratando de um dos lugares mais visitados do mundo e que tem número limitado de turistas por dia -, compramos com bastante antecedência pela internet. Se você quiser subir a Huayna Picchu já tem que comprar com essa opção. Ah! Uma dica: leve seu passaporte porque lá na entrada eles carimbam. E se você for como eu, quanto mais marquinhas no passaporte, melhor, né?!

Ingressos para Machu Picchu
Quando chegar, faça logo suas necessidades no banheiro que fica na entrada, pois lá dentro não tem lugar para isso. Mas calma, se você quiser, pode sair e entrar de novo. O problema é que o lugar é enorme e você não vai querer voltar no meio do caminho. E não esqueça a câmera! Você vai querer passar todo o seu tempo tirando fotos de Machu Picchu.

Para aproveitar bem sua visita, o ideal é contratar um guia. A gente contratou no hostel mesmo, junto com um grupo que ele estava fechando, mas na hora há vários oferecendo o serviço. Foi ótimo porque fizemos todo o passeio com ele, nos ensinando sobre a história de Machu Picchu e depois ficamos por conta própria dando mais uma volta e apreciando a beleza daquele lugar incrível!




Templo do Condor
Templo das três janelas
Machu Picchu tem mesmo uma energia diferente. Olhar para aquela cidade tão perfeita, com tantos detalhes impressionantes, no meio daquele nada, em cima daquela montanha, é de sentir os cabelinhos do braço subirem. Você viaja imaginando como podiam ter construído uma cidade ali, tão mais perto das nuvens do que de qualquer outra coisa... é lindo demais! Realmente um lugar único.

Enfim, adoramos o passeio e eu fiquei ainda um tempo meio anestesiada lembrando daquele lugar mágico. Pegamos nossas mochilas no hostel em Águas Calientes, almoçamos e fomos para a estação, pegar o trem de volta a Cusco. Chegamos cansados e felizes por termos tido o privilégio de conhecer lugar tão especial como aquele.